Os Chakras: rodas de Energia

Os Chakras são intersecções (vórtex) de canais de energias “nadis” que se localizam em nosso corpo astral e que tem forte influência sobre nosso corpo físico e mental. Um vórtex gira como uma roda em torno de si mesmo, atraindo ou repelindo tudo que passa em seu nível vibracional.

O conteúdo de cada Chakra é formado pelos comportamentos repetitivos de nosso dia a dia. Os nossos movimentos e hábitos criam nosso campo energético, direcionando assim nossos pensamentos, emoções e personalidade. Portanto, os Chakras também podem ser definidos como centros organizacionais de recepção, processamento e transmissão de nossa energia vital.

Os sete principais Chakras são representados em nosso corpo físico ao longo da coluna vertebral, nos gânglios nervosos e glândulas endócrinas. Eles são as sete intersecções entre o caminho central, o Shushumna Nadi e outros dois Nadis, Ida e Pingala, que se entrelaçam ao Shushumna. Ida é a representação da energia feminina (lua), serena, mental e Pingala, é a representação da energia masculina (sol), ativa, corporal.

Os Chakras são associados com os sete níveis básicos de consciência que podemos desenvolver ao longa de nossa vida. Os Chakras mais baixos, se relacionam com o nosso corpo em termos de sobrevivência, sexualidade e ações. E os Chakras superiores nos trazem estados de consciência universais e trabalham com nossas crenças espirituais e de significado da vida.

Nos prendermos a apenas um nível de consciência impacta no modo como interagimos com o mundo. Por isso um dos principais objetivos do Yoga é aprofundar nossa consciência em cada Chakra, de modo a promover a expansão da nossa energia vital, trazendo auto-conhecimento e influências positivas para nosso comportamento para com nós mesmos e para com o universo ao nosso redor.

Representação dos Chakras e Nadis no corpo humano

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *